Problemas sexuais H

 

EJACULAÇÃO PRECOCE (EJACULAÇÃO RÁPIDA)

A Ejaculação Precoce (EP) ou Rápida é a disfunção sexual mais comum no sexo masculino. Pesquisas apontam que entre 30% e 70% dos homens sofram desse problema, podendo restringir de forma intensa a vida sexual do casal e ser causa de grande frustração para ambos os parceiros.

Muito se especulou sobre o tempo que o homem seria capaz de manter a relação sexual antes de ejacular para diagnosticar a EP. Hoje se sabe que o problema não está relacionado com o tempo e sim com a incapacidade de controlar voluntariamente a ejaculação.

Mais de 90% dos casos estão relacionados a questões emocionais, principalmente à ansiedade. O Ejaculador Precoce sente-se inadequado sexualmente e culpado pela privação de prazer da parceira. Como decorrência pode surgir diversos conflitos e sentimento de rejeição entre o casal.

Apesar de ser um problema muito frequente, certamente o assunto EP não é abordado em uma roda de amigos, por exemplo, fazendo com que os homens desconheçam verdadeiramente seu problema, sintam-se sozinhos, frustrados e envergonhados. Esse tabu é o que torna a busca por ajuda o passo mais difícil do tratamento.

Porém, a boa notícia é que a Ejaculação Precoce é tratável e seu prognóstico é excelente.

A Psicoterapia Sexual desenvolve no paciente a capacidade de tolerar períodos prolongados de excitação antes de um término repentino. Fatores emocionais como tensão e ansiedade impossibilitam a percepção clara das sensações que antecedem o orgasmo, levando ao término do encontro sexual antes do desejado. Além das sessões terapêuticas, tarefas e exercícios são indicados com o objetivo de colocar o homem em contato com suas sensações pré-orgásmicas, levando-o ao controle da ejaculação.

A cura permanente é muito frequente com o tratamento psicoterápico, desde que haja engajamento no que é estabelecido com o terapeuta, já que o grande responsável pelo processo é o próprio paciente.

 

DISFUNÇÃO ERÉTIL (IMPOTÊNCIA SEXUAL)

A Disfunção Erétil é a disfunção sexual que mais preocupa os homens, já que dentre os problemas masculinos, é a única que efetivamente impossibilita a relação sexual.

Os efeitos desse problema costumam ser devastadores no que diz respeito à autoestima e confiança pessoal. Muitas vezes o relacionamento afetivo é profundamente abalado e o paciente pode desenvolver quadros de depressão e ansiedade em decorrência do problema.

Define-se DE como a “incapacidade persistente, total ou parcial, para iniciar e/ou manter uma ereção suficiente para efetuar a penetração e a realização do coito até a ejaculação” (Cavalcanti e Cavalcanti, 1997). É importante ressaltar que o termo “disfunção” pressupõe um problema permanente, isto é, fracassos ocasionais não determinam a disfunção. Entretanto, os homens que não elaborarem de forma adequada esses “fracassos ocasionais” podem se tornar disfuncionais. Existem ainda homens portadores de DE que apresentam ereções firmes e duradouras na masturbação mas não as consegue no ato sexual, reforçando os possíveis aspectos psicológicos relacionados ao problema.

É importante que seja feita uma pesquisa de possíveis causas orgânicas da DE, realizada por um médico urologista, porém, é muito frequente que a DE se dê somente por causas psicológicas e emocionais.

Algumas crenças disseminadas em nossa sociedade, as quais os rapazes estão expostos desde a infância, costumam ser as grandes causadoras de DE. Altíssima expectativa e exigências em relação à própria vida sexual, comparações com o que contam outros homens, medo de ser questionado sobre sua sexualidade em caso de “falha” e foco unicamente na penetração durante a relação sexual são algumas das crenças que precisam ser trabalhadas na psicoterapia. Junto a isso, exercícios devem ser realizados em casa, durante o tratamento, com o objetivo de restabelecer a confiança e diminuir a ansiedade relacionada à atividade sexual.

 

TRATAMENTOS E TEMAS ABORDADOS

Há 11 anos a Clínica Ritma auxilia pessoas a superarem momentos de bloqueio
e conflitos pessoais, familiares, sexuais e profissionais

Ejaculação Precoce

EJACULAÇÃO PRECOCE TEM CURA A Ejaculação Precoce (EP) ou Rápida ...

Saiba Mais

Problemas sexuais H

EJACULAÇÃO PRECOCE (EJACULAÇÃO RÁPIDA) A Ejaculação Precoce (EP...

Saiba Mais

Problemas sexuais M

  FALTA DE DESEJO SEXUAL (PERDA DA LIBIDO) A falta de desejo sexu...

Saiba Mais

Homossexualidade

Já nos primórdios da Psicologia, Freud (1905) afirmou que todo ser h...

Saiba Mais

Saúde emocional

Diferentes áreas vem investigando o conceito de Qualidade de vida das...

Saiba Mais

TOC

É comum em alguns momentos percebermo-nos com preocupações exagerad...

Saiba Mais

Por que fazer terapia?

A necessidade de fazer terapia surge em momentos de conflito e dor int...

Saiba Mais

Medo e Fobia

Medo é uma reação natural do organismo que provoca estado de alerta...

Saiba Mais

Depressão

A Depressão é considerada um estado de humor alterado, de causas ain...

Saiba Mais

Síndrome do pânico

A Síndrome ou Transtorno do Pânico e uma condição psiquiátrica ca...

Saiba Mais

Auto Estima

Timidez é uma característica inata e natural nos seres humanos desde...

Saiba Mais

Déficit de Atenção

Déficit de Atenção...

Saiba Mais

Estresse

Estresse pode ser definido como um estado de tensão que causa uma rup...

Saiba Mais

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar, antigamente chamado de Psicose Maníaca – Depr...

Saiba Mais

Orientacão Profissional

É freqüente que o momento de escolha profissional seja acompanhado p...

Saiba Mais

Ansiedade

Ansiedade é uma sensação de mal estar físico e mental que envolve ...

Saiba Mais