Estresse

 

Estresse pode ser definido como um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo, ou seja um estado de tensão patogênico do organismo. O desequilíbrio ocorre quando a pessoa necessita responder a alguma demanda que ultrapassa sua capacidade adaptativa.

A fonte de tensão pode ser externa ao próprio organismo, como uma exigência de algo ou alguém, ou interna, exemplificada como uma autodemanda, ou autocobrança.

Fatores contribuintes para o estresse emocional são classificados no presente trabalho como internos ou externos de acordo com a sua natureza. Eventos externos, como as mudanças significativas que ocorrem em nível macro na sociedade, são apresentados como criadores de tensão quando ultrapassam a habilidade de o ser humano se adaptar ao ritmo em que ocorrem. Pensamentos estressógenos, crenças irracionais, vulnerabilidades psicológicas e vulnerabilidade genética são apresentados como fontes internas de estresse. A interação entre vulnerabilidade genética ao estresse e vulnerabilidade psicológica adquirida na história de vida do indivíduo é discutida como possível fator potencializador ou atenuante. Sugestões sobre o uso da reestruturação cognitiva para reduzir as vulnerabilidades são oferecidas.

A tendência para se estressar se constitui em um quadro que inclui distorções cognitivas, isto é, um modo inadequado de pensar e avaliar os eventos da vida, expectativas ilógicas e exageradas, vulnerabilidades pessoais e comportamentos observáveis eliciadores de estresse. Inclui também uma hiper-reatividade fisiológica perante as demandas psicossociais, a qual pode ser gerada por uma hipersensibilidade do sistema límbico, conduzindo a produção excessiva de catecolaminas, testosterona e cortisol.

Algumas pessoas parecem ter uma tendência crônica para se estressarem. Essa propensão, pelo que temos visto em clínica e em pesquisas, é algumas vezes o produto das predisposições genéticas que pouco tem a ver com o mundo exterior, sugerindo freqüentemente o modo de vida da pessoa. Como o caso da pessoa que sofre de depressão ou ansiedade biológica. Outras vezes ela advém de eventos da história de vida que ativa a tendência a se estressar, levando o ser humano ao estresse patogênico. O quadro 1 mostra os possíveis resultados da interação entre a vulnerabilidade genética para se estressar e o meio ambiente presente durante o crescimento.

Conclui-se, assim, que o estresse pode ser gerado por fontes externas que marcam sua presença na vida de uma pessoa e pelo seu mundo interior, cujos efeitos são mediados pelas estratégias de enfrentamento aprendidas principalmente na infância, mas que podem também ser adquiridas durante a história de vida do ser humano.

TRATAMENTOS E TEMAS ABORDADOS

Há 11 anos a Clínica Ritma auxilia pessoas a superarem momentos de bloqueio
e conflitos pessoais, familiares, sexuais e profissionais

Ejaculação Precoce

EJACULAÇÃO PRECOCE TEM CURA A Ejaculação Precoce (EP) ou Rápida ...

Saiba Mais

Problemas sexuais H

EJACULAÇÃO PRECOCE (EJACULAÇÃO RÁPIDA) A Ejaculação Precoce (EP...

Saiba Mais

Problemas sexuais M

  FALTA DE DESEJO SEXUAL (PERDA DA LIBIDO) A falta de desejo sexu...

Saiba Mais

Homossexualidade

Já nos primórdios da Psicologia, Freud (1905) afirmou que todo ser h...

Saiba Mais

Saúde emocional

Diferentes áreas vem investigando o conceito de Qualidade de vida das...

Saiba Mais

TOC

É comum em alguns momentos percebermo-nos com preocupações exagerad...

Saiba Mais

Por que fazer terapia?

A necessidade de fazer terapia surge em momentos de conflito e dor int...

Saiba Mais

Medo e Fobia

Medo é uma reação natural do organismo que provoca estado de alerta...

Saiba Mais

Depressão

A Depressão é considerada um estado de humor alterado, de causas ain...

Saiba Mais

Síndrome do pânico

A Síndrome ou Transtorno do Pânico e uma condição psiquiátrica ca...

Saiba Mais

Auto Estima

Timidez é uma característica inata e natural nos seres humanos desde...

Saiba Mais

Déficit de Atenção

Déficit de Atenção...

Saiba Mais

Estresse

Estresse pode ser definido como um estado de tensão que causa uma rup...

Saiba Mais

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar, antigamente chamado de Psicose Maníaca – Depr...

Saiba Mais

Orientacão Profissional

É freqüente que o momento de escolha profissional seja acompanhado p...

Saiba Mais

Ansiedade

Ansiedade é uma sensação de mal estar físico e mental que envolve ...

Saiba Mais