EJACULAÇÃO PRECOCE TEM CURA
A Ejaculação
Muito se especulou sobre o tempo que o homem seria capaz de manter a relação sexual antes de ejacular para diagnosticar a Ejaculação Precoce. Hoje se sabe que o problema não está relacionado com o tempo e sim com a incapacidade de controlar voluntariamente a ejaculação.
Mais de 90% dos casos estão relacionados a questões emocionais, principalmente à ansiedade. O Ejaculador Precoce sente-se inadequado sexualmente e culpado pela privação de prazer da parceira. Como decorrência pode surgir diversos conflitos e sentimento de rejeição entre o casal.
Apesar de ser um problema muito frequente, certamente o assunto Ejaculação Precoce não é abordado em uma roda de amigos, por exemplo, fazendo com que os homens desconheçam verdadeiramente seu problema, sintam-se sozinhos, frustrados e envergonhados. Esse tabu é o que torna a busca por ajuda o passo mais difícil do tratamento.
Porém, a boa notícia é que a Ejaculação Precoce é tratável e seu prognóstico é excelente.
A Psicoterapia Sexual desenvolve no paciente a capacidade de tolerar períodos prolongados de excitação antes de um término repentino. Fatores emocionais como tensão e ansiedade impossibilitam a percepção clara das sensações que antecedem o orgasmo, levando ao término do encontro sexual antes do desejado. Além das sessões terapêuticas, tarefas e exercícios são indicados com o objetivo de colocar o homem em contato com suas sensações pré-orgásmicas, levando-o ao controle da ejaculação.
A cura permanente é muito frequente com o tratamento psicoterápico, desde que haja engajamento no que é estabelecido com o terapeuta, já que o grande responsável pelo processo é o próprio paciente.