Depressão

 

A Depressão é considerada um estado de humor alterado, de causas ainda pouco conhecida em que a pessoa sente-se triste e sem energia a maior parte do tempo. É um estado de incômodo constante que independe da vontade da pessoa que o vivencia.

O que sabe-se hoje, é que nos episódios depressivos ocorre um desequilíbrio bioquímico dos neurônios que controlam o estado de humor, justificando o uso de medicamentos principalmente nos casos mais graves. Existem evidências de grande influência genética e hereditária, o que significa que quem possui depressivos na família tem maior possibilidade de desenvolver o quadro.

Fatores ambientais, o meio em que a pessoa vive, o histórico pessoal e familiar e experiências traumáticas também exercem grande influencia para o desenvolvimento da Depressão. A questão intrigante para os pesquisadores da área é qual a ordem dos fatores: o fato traumático leva ao desequilíbrio bioquímico ou primeiro se estabelece o desequilíbrio bioquímico que leva a pessoa a não conseguir manter a saúde emocional diante de acontecimentos difíceis em sua vida?

Na experiência de consultório observamos que o quadro depressivo pode originar tanto de um lado quanto de outro: algumas pessoas possuem histórico familiar de Depressão e desde sempre reconhecem-se com características depressivas e dificuldades para lidar com as adversidades do cotidiano; mas também encontramos pessoas que desenvolvem o quadro em decorrência de episódios e situações considerados traumáticos.

Apesar de os estados depressivos serem muito freqüentes, principalmente nos dias de hoje – segundo a Organização Mundial de Saúde 121 milhões de pessoas no mundo todo são afetadas – é comum confundir depressão com tristeza.

É  esperado que as pessoas sintam-se tristes – ou até muito tristes – em diversos momentos da vida. Separações conjugais, dificuldades profissionais ou a perda de um ente querido são situações em que a tristeza é natural e muitas vezes pode até demorar a passar, mas não necessariamente resulta em Depressão.

O que caracteriza um quadro depressivo é um sentimento de tristeza constante e sem controle, capaz de prejudicar ou até incapacitar a vida e as atividades da pessoa.

Idependentemente do grau depressivo em que a pessoa se encontre, a Psicoterapia é sempre indicada. Durante o processo terapêutico o cliente tem a oportunidade de aprender a lidar com suas dificuldades e tristeza, além de compartilhar o momento de vida que está levando-o à Depressão. Tem a chance de dar novos significados para experiências e vivências traumáticas, para que assim possa desenvolver um olhar diferenciado dessas experiências a ponto de não serem mais nocivas e prejudiciais a sua história e qualidade de vida.

TRATAMENTOS E TEMAS ABORDADOS

Há 11 anos a Clínica Ritma auxilia pessoas a superarem momentos de bloqueio
e conflitos pessoais, familiares, sexuais e profissionais

Ejaculação Precoce

EJACULAÇÃO PRECOCE TEM CURA A Ejaculação Precoce (EP) ou Rápida ...

Saiba Mais

Problemas sexuais H

EJACULAÇÃO PRECOCE (EJACULAÇÃO RÁPIDA) A Ejaculação Precoce (EP...

Saiba Mais

Problemas sexuais M

  FALTA DE DESEJO SEXUAL (PERDA DA LIBIDO) A falta de desejo sexu...

Saiba Mais

Homossexualidade

Já nos primórdios da Psicologia, Freud (1905) afirmou que todo ser h...

Saiba Mais

Saúde emocional

Diferentes áreas vem investigando o conceito de Qualidade de vida das...

Saiba Mais

TOC

É comum em alguns momentos percebermo-nos com preocupações exagerad...

Saiba Mais

Por que fazer terapia?

A necessidade de fazer terapia surge em momentos de conflito e dor int...

Saiba Mais

Medo e Fobia

Medo é uma reação natural do organismo que provoca estado de alerta...

Saiba Mais

Depressão

A Depressão é considerada um estado de humor alterado, de causas ain...

Saiba Mais

Síndrome do pânico

A Síndrome ou Transtorno do Pânico e uma condição psiquiátrica ca...

Saiba Mais

Auto Estima

Timidez é uma característica inata e natural nos seres humanos desde...

Saiba Mais

Déficit de Atenção

Déficit de Atenção...

Saiba Mais

Estresse

Estresse pode ser definido como um estado de tensão que causa uma rup...

Saiba Mais

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar, antigamente chamado de Psicose Maníaca – Depr...

Saiba Mais

Orientacão Profissional

É freqüente que o momento de escolha profissional seja acompanhado p...

Saiba Mais

Ansiedade

Ansiedade é uma sensação de mal estar físico e mental que envolve ...

Saiba Mais