Sobre a Ritma

 

O nome da Clínica Ritma surgiu a partir de reflexões e estudos a respeito da influência do RITMO e VELOCIDADE no ser humano no mundo de hoje.
O RITMO é um dos elementos mais essenciais e vitais na nossa existência, pois garante a direção, equilíbrio, ordem e harmonia entre as pessoas e o meio em que vivem.
Na natureza, o RITMO está presente no tempo de plantar, esperar o amadurecer, colher e nutrir a terra para iniciar novamente o processo, não sendo possível acelerar nenhuma das etapas.
Cada ser humano apresenta um tempo próprio seja no agir, produzir, andar, respirar e dormir, e o não respeitar desse tempo em rituais tão básicos e essenciais leva a desordens funcionais relacionadas a si mesmo e ao meio.
Hoje em dia é muito comum que o RITMO individual não tenha a importância que merece. A sociedade moderna é pautada pela VELOCIDADE, e essa impregna de forma intensa no indivíduo de forma que sua capacidade de reflexão se restrinja ao OLHAR PARA FRENTE E PARA FORA.
Adequar o RITMO interno ao externo, respeitando o tempo individual e ao mesmo tempo adequando-se a exigência do coletivo pode ser uma tarefa complexa. Não podemos simplesmente ignorar o meio, já que nossa busca individual não é isolada do mundo. Porém, não valorizar que temos um RITMO próprio pode levar ao distanciamento da espontaneidade, a perda de intimidade consigo mesmo e da leveza e satisfação de estar à vontade.
O Homem atual busca estar cada vez mais distante do sofrimento utilizando remédios que o ajudam a evitar conflitos consigo e com o outro, perdendo assim a chance de enfrentar a dor de crescer.
Nesse processo, a presença de Outro no qual possamos confiar, compartilhar, fazer-nos entender e tentar ser compreendido é de grande ajuda. A escuta atenta e o respeito ao RITMO de nossos pacientes é a base de nosso trabalho. SEJA BEM VINDO!